18 de outubro de 2006

Coisas que nunca poderão tirar da gente..


Podem me tirar o carro... estragar minhas roupas...deixar minha vida de pernas pro ar.. mas é impossivel me tirar o que eu leio, o que eu aprendo, o que eu como, o que eu ouço,o que sofro, e o que eu sinto....
Por isso tenho me presenteado com coisas simples, que me fazem bem... esse livro ai foi minha ultima aquisição... e pelo que percebi me fara muito bem.... assim como quem presenciou a negociação...


A Negociação:

Chega aquela moça com um terno impecavelmente passado, sobre um salto de dez centímetro com seu nariz empinado no camelô vendedor de livros usados e pergunta:

-Moço quanto é esse livro?
- 25 reaus

Ela tinha visto um livro, que só pela capa ficou maluca, compraria de qualquer forma após ler a sinopse... mas como boa representante da cultura nacional brasileira, tinha que fazer seu chorinho...

-Faz desconto moço?

Nesse exato momento, com cara de quem não acreditava que aquela madame de escritorio falava, mediu de cima a baixo, fez uma cara de poucos amigos e disse não...

Ela largou o livro com cara de desdenho, mas imediatamente voltou e pegou o livro de novo... parece que o camelô viu sua oportunidade ai... produto vendido, falta conquistar o cliente... e nesse momento um surto de simpatia rasga um sorriso no rosto do rapaz, que oferece para abrir o livro para que ela olhe....
Ela folheia o livro e se sente cada vez mais encantada, mas ele não poderia perceber isso..... pois ela ja pagaria qqr preço por aquele livro usado...mas sua honra de brasileira merecia um desconto especial.. ela era cliente... e deveria ser conquistada... não é assim que ensinam na faculdade????

- Moço pra ganhar o cliente... qnto vc faz esse livro pra mim???
- 20 reaus

Não satisfeita, ela percebeu que ele poderia dar um desconto maior..se de imediato já tinha caido 5 reais.. imagine se ela pertubasse o rapaz... venceria pelo cansaço... mas diminuiria esse valor... o livro ja era dela... mas o camelô ainda não sabia...

- Quinzão eu levo agora
-Moça eu só ganho 3 reaus nesse livro...tarra 35 reaus antes
- Puxa , eu só tenho 15
- Num dá moça

Seu olhar suplicava com dor e desespero por um desconto...

- Moça eu faço por 18

Nesse momento o acompanhante da tal moça, estava longe, fazendo de conta que não a conhecia, enquanto ela apontava para ele e dizia em alto e bom som....

- Ele tá com vergonha de mim...

Mais um olhar de suplica e uma frase afirmativa:

-15 . Fechado...

O camelô não sabia como dizer não, e antes q ele descobrisse como.... ela saca rapidamente da bolsa 20 reais e estende a mão aguardanto do troco..
Ele olha na carteira e só tem 4 para devolver.. olha pra ela com olhar maldoso..de quem diz : Tá vendo, não lhe fiz por 15... e diz:


-Tudo bem moça, faltar um real ? Quer uma sacola?
- Tudo bem, não preciso de sacola vou lendo agora mesmo...

Ela saiu com sorriso nos labios com o pensamento: Ganhei um desconto de 9 reais, e consegui isso gradativamente..... de 25 para 16, sendo que compraria até por 35......
Ele ficou em sua banca, sorrindo... e pensando: Ela achou que ia levar por 15, não levou, se ferrou..e ainda bem que essa pão dura não me fez gastar uma sacolinha...

Hah!Não posso esquecer do rapaz que estava com ela, que pensava da seguinte forma: Coitado desse camelô..mas ele tem sorte... no maximo entrará em contato com ela uma vez por mês.... e eu que aguento a qse 5 anos... e sempre repito pra mim mesmo que nunca mais irei acompanha-la..e burro... acabo indo junto e sempre passando vergonha.

No resumo da Ópera , o unico que não saiu feliz, foi o pobre e envergonhado rapaz.....

Nenhum comentário: